O Sermão da Montanha

O que se entende por Sermão da Montanha é o sermão transmitido pelo Evangelista Mateus ao longo de três capítulos completos (5-7), e é rico no ensinamento de que o Senhor Jesus queria alcançar cada ser humano para que ele pudesse agir de acordo com isso e obter a vida eterna.

Sabe-se que o apóstolo Mateus escreveu seu livro por volta do ano 80 e distribuiu as palavras de Jesus em cinco sermões principais: o Sermão da Montanha, os mandamentos de Jesus aos seus doze discípulos (Capítulo 10), Provérbios (Capítulo 13), Conduta da Comunidade Cristã (Capítulo 18) e, finalmente, o Discurso A Despedida (Capítulos 23-25). A importância do Sermão da Montanha é que ele contém muitos temas que o Senhor Jesus abordou, mudando muitos padrões que eram conhecidos naquela época, pois neste sermão ele abriu um novo ensino salvador baseado em uma nova lei.

O Sermão da Montanha contém os seguintes tópicos: As Bem-aventuranças (5:3-12), o sal da terra e a luz do mundo (5:13-16).

A Lei Antiga e a Lei Nova (5: 17-48), onde se repetem seis vezes as palavras do Senhor Jesus: “Ouvistes que foi dito aos antigos... Mas eu digo...” Então a Lei Senhor fala sobre caridade (6: 1-4) e oração (6: 5-15) Onde lhes ensina a oração do “Pai Nosso”, jejum (6: 16-18), verdadeiro tesouro (6: 19-21) , o olho é a lâmpada do corpo (6: 22-23), Deus e o dinheiro (6: 24), e sobre a providência divina (6: 25-34). O Senhor então passa a falar sobre não julgar os outros (7: 1-5), e a resposta do Pai aos pedidos daqueles que acreditam Nele (7: 7-11), e sobre a regra de ouro, que significa : “Então, tudo o que você quer que as pessoas façam com você, faça você mesmo.” Para eles: Esta é a lei e os profetas” 7:12). Em seguida, ele fala sobre a porta estreita da salvação (7: 13-14), alerta contra os falsos profetas (7: 15-20) e define quem são os verdadeiros discípulos (7: 21-27) como aqueles que trabalham de acordo com o vontade do Pai que está nos céus. O evangelista Mateus conclui o seu sermão dizendo: «Quando Jesus completou estas palavras, as multidões ficaram maravilhadas com o seu ensino, porque ele as ensinava como quem tinha autoridade e não como os escribas» (7, 28-29). Vale a pena notar que, no final de cada um dos cinco sermões mencionados acima, Mateus escreve: “E quando Jesus terminou estas palavras.”

No sexto capítulo do seu Evangelho, versículos 20-49, o apóstolo Lucas menciona o que é brevemente paralelo ao Sermão da Montanha. Mas ele coloca isso em um “lugar fácil” (6:17). Segundo Lucas, o sermão começa com as bem-aventuranças, seguidas pelo mandamento de amar os inimigos, o mandamento da misericórdia e do tratamento dos irmãos, e depois a conclusão.

Parece que o sermão contido no Evangelho de Lucas é mais antigo em termos de redação do que o contido no Evangelho de Mateus, porque é sabido entre os estudiosos da Bíblia que se houver várias formulações de um texto, o texto menor é o mais antigo entre eles. Como a maior parte do que foi mencionado no sermão do Evangelho de Lucas está presente no sermão do Evangelho de Mateus, isso significa que os ditos do sermão estavam em circulação antes da escrita dos dois Evangelhos, então Mateus os pegou e adicionou outros ditos para eles que também eram conhecidos no primeiro grupo, enquanto Lucas os registrou como eram, sem acréscimos, e ele escreveu os ditos. Os outros estão em seus lugares de acordo com suas ocasiões.

A oração do “Pai Nosso”, que Mateus mencionou no Sermão da Montanha no contexto de seu discurso sobre a oração, foi mencionada por Lucas em outro lugar, especificando a ocasião para o Senhor ensiná-la aos seus discípulos: “E enquanto ele estava orando num lugar, quando terminou, um dos seus discípulos disse: Ó Senhor, ensina-nos a orar como João também ensinou aos seus discípulos. E ele lhes disse: Quando orardes, dizei: “Pai Nosso...” (Lucas 11:1). O mesmo se aplica ao tema da “salvação pela porta estreita”. Embora Mateus mencione este tema sem ocasião no sermão, descobrimos que Lucas o introduz com uma pergunta dirigida a Jesus por um homem não identificado: “Senhor, são poucos os salvos. ? E ele lhes disse: “Esforçai-vos por entrar pela porta estreita” (Lucas 13:23-24). Isto significa que o Sermão da Montanha contido no Evangelho de Mateus foi composto de declarações separadas que Jesus disse em diferentes ocasiões. Algumas dessas declarações às vezes não excedem um versículo, como o versículo 6:24, que diz: “Ninguém pode servir a dois senhores”. Porque ou ele odeia um e ama o outro, ou fica com um e despreza o outro. Você não pode servir a Deus e a Mamom.” O Evangelista Mateus reuniu essas palavras em um só lugar por seu benefício e importância educacional.

Se o Sermão da Montanha consiste numa nova lei, num ensinamento sobre como um crente deve comportar-se e numa advertência sobre o julgamento, então foi escrito primeiro para o bem da nossa salvação. Ao crer em Jesus como Senhor e Salvador e agir de acordo com Seus mandamentos e ensinamentos, a porta para o Reino e a vida eterna se abre para nós.

Do meu boletim paroquial de 1996

pt_BRPortuguese
Rolar para cima