Cristo é a palavra de Deus

São João é o único evangelista que menciona que Cristo é “a Palavra de Deus”, no seu Evangelho, na sua primeira carta e no seu Apocalipse. O próprio santo também revela que o nome de Cristo é “Palavra de Deus”: “E trazia sobre si um manto tingido, e o seu nome era Palavra de Deus” (Apocalipse 19:12), e este título é exclusivo de Cristo, já que não existe outra pessoa chamada “a Palavra de Deus”.

João começa sua pregação com uma declaração que é o ápice da teologia: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus” (1:1). Todas as traduções árabes do Novo Testamento usaram a palavra “palavra” como uma arabização da palavra grega “logos”. Segundo alguns filósofos gregos, logos significa o princípio divino e ativo no mundo e a razão importante e necessária para a sua existência. Ao usar esta palavra, João quis indicar que Cristo é Deus, possuidor de poder e ação, e Ele é Aquele que criou toda a criação. Deve-se notar que a menção do nome em (1:1) - na língua árabe -, embora devesse ser feminino na língua, se deve ao fato de que o ser cujo nome é a palavra apareceu na história como um homem.

O “início” no Evangelho de João difere do “início” mencionado na introdução do Livro do Gênesis porque ocorre no tempo. O início no Livro do Gênesis (1:1) refere-se a Deus criando os céus e a terra em um momento específico a partir do qual o tempo começa, enquanto o início no Evangelho de João é um início atemporal.São Cirilo de Alexandria ( +444) diz em sua interpretação do Evangelho de João: “Longe do princípio ser um começo”. São Cirilo também prossegue dizendo que o que a palavra “princípio” aqui significa é o Pai, o originador de tudo e, portanto, o significado do versículo para ele se torna: “No Pai estava o Verbo”.

Quanto ao verbo “era” mencionado em João (1:1), indica, como confirma São João Crisóstomo (+407) em sua explicação do Evangelho de João, que “o Verbo é eterno”, de modo que houve nunca houve um tempo em que a Palavra não existisse. Cirilo contrasta este versículo com o versículo mencionado no Livro do Apocalipse: “Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor Deus, que é, que era e que há de vir, o Todo-Poderoso” (1 :8), para dizer que este verbo indica a sua eternidade, pois ele existe eternamente.

Não há dúvida de que o uso da palavra “Palavra” pelo evangelista também se refere à capacidade da Palavra de Deus de criar e agir, conforme afirmado no Livro do Gênesis, nos Salmos e nos Livros dos Profetas. Deus diz: “Seja e seja” (os dois primeiros capítulos de Gênesis), e é “Ele disse, e a criação veio a existir, e Ele ordenou, e ela veio a existir” (Salmos 33:9), e também: “Pela palavra do Senhor foram feitos os céus, e todo o seu exército pelo espírito de Sua boca” ( Salmos 33:6 ). Quanto ao profeta Isaías, ele cita o Senhor dizendo: "Assim será a palavra que sai da minha boca. Ela não voltará para mim vazia, mas realizará o que desejo e terá êxito naquilo para que a enviei". (Isaías 55:11). No Antigo Testamento há uma ênfase constante no poder da Palavra de Deus e também no Seu Espírito e na sua capacidade de agir e criar, e é isso que Santo Irineu (+202) lembrou quando disse que Deus criou tudo com Sua mãos, isto é, com a Palavra e o Espírito.

Então João declara no mesmo versículo: “E o Verbo estava com Deus”, ou “com Deus”, ou “para com Deus”. A Palavra era Deus.” São Cirilo acredita que “o Evangelista não só disse que o Verbo estava com Deus, mas afirmou que Ele mesmo era Deus, para mostrar que se o Verbo estava com Deus, então o Verbo era outro ser e estava em uma essência com o Pai e nascido Dele.” Quanto a Crisóstomo, ele confirma que o Mensageiro, ao dizer isto, está confirmando “a eternidade do Verbo”. Este versículo também contribuiu para apoiar os pais do século IV que defenderam a fé ortodoxa no seu confronto com a heresia ariana de que o Filho de Deus é um ser criado, porque estes pais disseram que a expressão “com Deus” significa que o Filho de Deus Deus - a Palavra, existe antes de Deus e é igual a Ele na eternidade e na essência.

Após este versículo inicial, João indica que toda a criação deriva sua existência e vida do Verbo, sem o qual não havia vida nem existência: “Todas as coisas foram feitas por meio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens” (1:3-4). Este mesmo Verbo, o Deus eterno que existe com Deus e não está separado Dele, ele mesmo se encarnou e se tornou um ser humano perfeito e habitou com a humanidade: “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória, glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade” (João 1:14).

São João Crisóstomo diz: “O evangelista João não se contenta em chamar o Filho de Deus de palavra, mas antes o chama de palavra, com a definição, para distinguir entre ele e todos os outros seres”, ou seja, ele faz uma A diferença entre Cristo, a Palavra, e as palavras que Deus falou ou inspirou, porque Cristo é superior a toda palavra e a qualquer outra revelação. Cristo é a palavra (com a definição) que Deus quis dizer aos humanos e com base na qual eles são salvos e se tornam filhos de Deus.

Do meu boletim paroquial de 1997

pt_BRPortuguese
Rolar para cima