A guirlanda

É costume aplicar o termo “a coroa” à oração sacramental do casamento, talvez porque esta oração atinge o seu clímax no momento em que as duas coroas são colocadas na cabeça dos noivos. Qual é o significado da guirlanda? Por que usá-lo a serviço do casamento? É o que tentaremos explicar a seguir.

A coroa, que é o sinal tradicional para indicar os vencedores das competições esportivas, passou a se referir no Novo Testamento à vitória da vida sobre a morte: “Vocês não sabem que todos os que correm no campo correm, mas um ganha o primeiro? Então corra até vencer. Todo aquele que luta se abstém de tudo. Mas que eles recebam uma coroa perecível, mas nós uma coroa incorruptível” (1 Coríntios 9:24-25). Neste contexto, São João Crisóstomo vê as coroas de casamento como uma vitória sobre os “desejos descontrolados da carne” que levam os seus donos à morte e à corrupção. Também não há dúvida de que a coroa se refere à glória, e no Novo Testamento é uma referência à glória que não se extingue: “E quando o Sumo Pastor aparecer, recebereis a coroa de glória que não se extingue” (1 Pedro 5:4).

É claro que Cristo, crucificado e ressuscitado dentre os mortos, é o destinatário por excelência da coroa da vitória. Por isso, a Igreja utiliza no serviço do Sacramento do Matrimônio o seguinte hino retirado dos Salmos: “Puseste na cabeça deles uma coroa de pedras preciosas. Eles te pediram e você lhes deu” (20:4-5). É importante notar que o texto dos dois versículos do salmo está no singular, não no dual, e simboliza o Cristo glorificado.Há outro versículo no próprio Salmo Messiânico que é usado no serviço do Dia da Ascensão, que é : “Sê exaltado, ó Senhor, em tua força.” Cantaremos e louvaremos o teu poder” (versículo 13). A mesma ideia também ocorre quando o líder da oração coroa os recém-casados, dizendo: “Ó Senhor nosso Deus, coroa-os de glória e de honra.” Esta frase é um eco do que é afirmado no oitavo salmo: “Tu o coroaste (isto é, o homem). ) com glória e honra”, que é o salmo que enaltece a posição do homem, pois ele é o responsável por toda a criação.

Quanto às melhores testemunhas da vitória de Cristo sobre a morte, são os mártires. Aqui o escritor do livro do Apocalipse diz: “Não tenha medo do sofrimento que lhe sobrevirá... Seja fiel até a morte, e eu lhe darei você é a coroa da vida” (2:10). Os mártires são os únicos que recebem a coroa da vida porque foram pacientes até o fim. Qual é então a ligação entre a coroa do martírio e a coroa do matrimónio, especialmente porque o serviço do sacramento do matrimónio inclui um belo hino: “Ó santos mártires, que lutaram bem e foram coroados, intercedam junto ao Senhor para que tenham misericórdia de nossas almas”? A identificação entre as coroas do martírio e do casamento não significa que os noivos tenham de sofrer tormentos e dores, pelo contrário, o serviço da coroa pede a Deus que os abençoe e lhes conceda “uma vida longa, um bom nascimento e sucesso na vida”. vida e fé”, e enchê-los “com todas as coisas boas da terra”. Também pede a Ele que os qualifique. “Para desfrutar das coisas boas prometidas”. Mas, ao colocar as duas coroas na cabeça dos noivos, a Igreja quer lembrá-los da vantagem básica do casamento cristão, que é imitar os ensinamentos do Evangelho e aceitar carregar a cruz para que juntos possam alcançar o reino divino. e viver a vida eterna. É assim que o amor humano se transforma em amor eterno e se torna um vínculo eterno no mistério de Cristo e da sua Igreja.

Assim, a rotação dos noivos em torno da mesa simboliza a continuidade e a eternidade do casamento. As três canções que acompanham o ciclo resumem todo o ensinamento bíblico sobre o casamento. A união dos noivos é um testemunho do anúncio do Reino que se abriu com o nascimento de Cristo da Virgem. O hino conhecido como “A Dança de Isaías”, que diz: “Ó Isaías, canta de alegria, para o A Virgem concebeu no seu ventre e deu à luz um filho, e ele é Emanuel, Deus e homem…” simboliza a longa espera do povo de Deus pela vinda do Salvador. A Igreja aqui restaura o costume de dançar seguido no Antigo Testamento, que é um costume respeitável: “E Davi dançou com todas as suas forças diante do Senhor” (2 Samuel 6:14), para fazê-lo no serviço do sacramento de casado. A coroa, então, é a alegria na glória que foi alcançada através de Jesus Cristo, a Noiva da Igreja.

Antigamente, os noivos ficavam com as duas coroas na cabeça durante uma semana inteira, mas o costume hoje faz levantar as duas coroas no próprio serviço, por isso o celebrante diz: “Levanta (ó Deus) as suas coroas em seu reino e preservá-los sem mancha ou mácula e sem engano sobre eles através dos tempos.” Esta é uma referência clara à eternidade de sua conexão e, conseqüentemente, não importa o quanto o casamento na terra experimente separação ou qualquer outra coisa, os dois as coroas permanecem nas cabeças dos noivos até que sejam elevados ao reino.

A coroa não simboliza, portanto, a glória terrena e a união temporária, mas é, antes de tudo, um testemunho que uma pessoa oferece uma vez, porque uma pessoa é martirizada uma vez e não mais. Se a coroa é um martírio e, portanto, uma morte por causa de outrem, então aqueles que a usam ou aqueles que a carregam inconscientemente devem estar conscientes da extensão do compromisso que estão assumindo. Assim diz a mensagem lida durante o culto: “Maridos, amem suas esposas como Cristo amou a igreja e se entregou por ela”. A coroa exige o sacrifício da vida pelo bem do ser amado, para que um seja martirizado pelo bem do outro.

Fazer da coroa uma verdadeira coroa, não apenas uma festa deste mundo com danças, cantos, fotografias, decorações, roupas largas, brindes... e meia hora de oração para cumprir o dever. Isto é esperança.

Do meu boletim paroquial de 1998

pt_BRPortuguese
Rolar para cima