Cirilo de Jerusalém

São Cirilo de Jerusalém

São Cirilo de JerusalémCirilo de Jerusalém é uma importante figura da igreja do século IV. Ele direcionou seu trabalho para a evangelização, tornando-se uma escola de educação e orientação cristã.

O local e a hora de seu nascimento não são conhecidos, mas é provável que ele tenha nascido em Jerusalém por volta do ano 315 DC. O certo é que ele se tornou bispo de Jerusalém no ano 349 DC, e foi ordenado pelo Metropolita de Cesaréia na Palestina, Acácio, o Ariano, que acreditava ser de sua doutrina. No entanto, eclodiu uma disputa entre eles depois que Cirilo defendeu o Concílio de Nicéia e sua doutrina.

Seus pais eram piedosos e incutiram em seu coração uma fé reta e um amor pela oração e pelos Livros Sagrados. Cirilo chamou a atenção de Máximo, bispo de Jerusalém, que o ordenou sacerdote em 344 e lhe confiou o ensino dos catecúmenos e a preparação para o santo batismo. Foi eleito bispo de Jerusalém em 350. Foi exilado três vezes após ser acusado pelos hereges arianos. Todos os bispos reunidos no Segundo Concílio Ecuménico realizado em Constantinopla testemunharam a sua Ortodoxia dizendo: “Reconhecemos e reconhecemos que o venerável Pontífice Cirilo travou o bom combate contra os Arianos em diferentes momentos e lugares”. Morreu em 387, após uma vida episcopal que durou 38 anos, dos quais passou 16 anos exilado, longe de sua sé. A igreja o celebra no dia 18 de março.

Durante o seu episcopado, Cirilo experimentou a amargura do exílio repetido. No ano 357 DC, Acácio realizou um conselho em Jerusalém e conseguiu exilá-lo para Trácio. No entanto, ele foi devolvido ao seu bispado um ano depois por decisão do Concílio de Slivica. Em 360 DC, Acácio foi novamente capaz de exilar Cirilo, e ele permaneceu no exílio até Juliano ascender ao trono do império em 362 DC. Porém, o exílio mais longo foi em 763 d.C. por ordem do imperador Valente, que durou onze anos, ou seja, até 378 d.C. Assim, Cirilo passou quatorze anos no exílio, ou seja, cerca de metade do mandato do seu episcopado.

Cirilo não é considerado um dos grandes teólogos ou aqueles com posições doutrinárias proeminentes. Isto foi melhor demonstrado pelos sermões educativos que ele proferiu durante os períodos da Quaresma e da Páscoa aos que procuravam o batismo (catecúmenos) e aos recém-batizados (iluminados). Além desses sermões educativos, Cirilo deixou um sermão sobre a recuperação do paralítico e uma carta que dirigiu ao imperador Constâncio informando-o de um milagre em que a cruz apareceu brilhando no céu de Jerusalém entre o Santo Sepulcro e o Monte de Oliveiras. Temos 24 sermões educacionais que Cirilo parece ter proferido antes e depois da Páscoa no ano 348. A razão para proferi-los nesta época do ano é que o batismo foi realizado durante a época da Páscoa porque o batismo estava ligado à morte e ressurreição de o Senhor Jesus.

São Cirilo de JerusalémSeu livro “Educação Religiosa”, composto por 42 ensinamentos, que proferiu na Igreja do Santo Sepulcro, é considerado um dos mais importantes tesouros cristãos. Este livro foi preservado em um grande número de manuscritos devido à sua importância, seja em termos de educação e orientação, seja em termos de espiritualidade. Podemos dividir o livro em duas partes:

A primeira seção pode ser chamada de “O Catecismo dos Catecúmenos” e consiste em 91 ensinamentos. É dirigido àqueles que pretendem tornar-se iluminados (ou seja, aqueles que receberão o batismo). Esta parte inclui um esboço do básico. doutrinas, leis relacionadas à vida dos crentes e uma interpretação teológica da Constituição da Fé que eles recitarão no batismo.

A segunda seção pode ser chamada de “Ensino Sacramental” e inclui 5 ensinamentos dirigidos aos recém-iluminados (ou seja, aqueles que aceitaram o batismo. Esta parte é uma explicação dos sacramentos). Os ensinamentos 20 e 21 são para o sacramento do batismo, 22 para o sacramento da crisma, 32 para o sacramento de ação de graças e 24 explicação da Divina Missa.

Num de seus sermões, Cirilo apresenta a crença ortodoxa na divindade de Jesus Cristo, ecoando as expressões da lei da fé que foi aprovada no Primeiro Concílio Ecumênico. Ele diz: “Acredite no único Filho de Deus, nosso. Senhor Jesus Cristo, Deus de Deus, vida da vida, luz da luz, semelhante ao Pai em tudo”. Cirilo explica a intenção da Igreja ao dizer que o Filho de Deus nasceu do Pai antes de todos os tempos, e acrescenta: “No nascimento físico, o Pai precede o Filho temporalmente, mas o Filho nasce do Pai antes de todos os tempos, e há não há diferença temporal entre eles. O nascimento físico significa que o recém-nascido é menor de idade e precisa de cuidados para crescer cada vez mais. Mas o Filho único de Deus nasceu completamente do Pai.” Se Deus é eterno sem começo e não há tempo separando a existência do Pai e a existência do Filho, então isso significa que o Filho de Deus é eterno e, portanto, Deus de Deus.

Santa Jerusalém também enfatiza a divindade do Espírito Santo, para responder àqueles que dizem a inferioridade do Espírito Santo diante do Pai e do Filho. Ele diz: “Somente o Espírito Santo, como o Filho, vê o Pai face a face. face." O Filho único compartilha a divindade do Pai com o Espírito Santo”. Reconhecer o Espírito Santo como Deus está relacionado com a salvação, pois Cirilo afirma que “a salvação para nós vem do Pai, do Filho e do Espírito Santo, uma Trindade com uma essência, harmoniosa e inseparável”. Estas palavras proferidas por São Cirilo foram posteriormente repetidas pelo Segundo Concílio Ecuménico, que acrescentou ao Código da Fé a cláusula relativa ao Espírito Santo, esclarecendo a realidade da prostração do Espírito Santo junto do Pai e do Filho.

Para Cirilo, o batismo ocupa o primeiro lugar em seu ensino, e isso é evidente, uma vez que a maioria de seus sermões é dirigida àqueles que estão prestes a ser batizados. Ele amplia sua explicação sobre o significado do batismo, tal como lhe foi apresentado pelo São Apóstolo Paulo em sua carta aos Romanos: “A pia batismal é uma imagem do túmulo em que Jesus foi sepultado depois de ter sido descido da cruz. Ele pediu a cada um de vocês que confessasse sua fé no Pai, no Filho e no Espírito Santo. Depois, desceu três vezes à água e dela ascendeu à semelhança de Cristo que experimentou o sepultamento de três dias. Portanto, o batismo é morte, sepultamento e ressurreição dentre os mortos. É por isso que vemos Santa Jerusalém sublinhar alhures o simbolismo da morte e da vida nas águas do batismo, comparando-o à mãe que dá a vida: “Você foi sepultado e nasceu ao mesmo tempo. As águas do batismo são sepultura e mãe ao mesmo tempo. Salomão escreveu: “Há tempo de nascer e tempo de morrer” (Eclesiastes 3:2). Mas para nós, o oposto é verdadeiro: a hora da morte é igual à hora do nascimento.” É como se Cirilo estivesse aqui relembrando o que disse o apóstolo Paulo, que afirma que a morte não tem poder sobre uma pessoa depois que ela é batizada. Isto porque uma pessoa morre uma vez no batismo e vive como uma nova pessoa à imagem de Cristo. ressuscitando dos mortos.

Na sua introdução, Cirilo enfatiza que o batismo é concedido uma vez na vida, dizendo: “Não é possível aceitar a lavagem do renascimento (ou seja, o batismo) duas ou três vezes. O que você perde uma vez, você não pode recuperá-lo, porque o Senhor é um, a fé é uma e o batismo é um”. Podemos também concluir da introdução que muitos dos que aceitavam o Cristianismo naquela época o aceitavam para diversos fins políticos, sociais ou funcionais, distantes do espírito e das convicções dos primeiros cristãos. É por isso que Cirilo os adverte contra vir por motivos indesejáveis, pois tal erro estragaria o batismo, “porque a água te aceita, mas o espírito não te aceitará”.

Cirilo distingue entre o batismo de João e o batismo em Cristo, dizendo: “Ninguém pense que o batismo é outra coisa senão a graça do perdão dos pecados e da adoção divina, como o batismo de João, que concedeu o perdão dos pecados. Quanto a nós, sabemos que o batismo, mesmo que seja para a purificação dos pecados e a participação no dom do Espírito Santo, é também imagem do sofrimento de Cristo em nós. Aqui Cirilo cita a carta de São Paulo aos Romanos: “Não sabeis que fomos batizados em Jesus Cristo? Fomos batizados na sua morte e fomos sepultados com ele no batismo para que morrêssemos e vivamos” (6: 3-4). Portanto, Cirilo confirma o ensinamento da Igreja a respeito do batismo, na medida em que concede perdão dos pecados e adoção, mas é essencialmente participação na morte, ressurreição e vida nova do Senhor com Ele.

São Cirilo enfatiza a importância do sacramento da ação de graças (comunhão). Ele se concentra na realidade da presença do Senhor nas ofertas oferecidas e depois na realidade da nossa união com Ele através da participação no Seu corpo e no Seu sangue: “Recebamos”. o corpo e o sangue do Senhor com confiança. Porque lhe demos o seu corpo em forma de pão e o seu sangue em forma de vinho. Quando recebemos Seu corpo e sangue, nos tornamos um só corpo e um só sangue com Ele. É assim que nos tornamos portadores de Cristo”. Nosso santo cita o Apóstolo Pedro em sua segunda carta (1:4) que nos tornamos “participantes da natureza divina” através da Comunhão. Cirilo enfatiza a importância de orar pelos enfermos, pelos angustiados, pelos viajantes e pelos mortos, porque somos parceiros deles no único corpo de Cristo. O santo diz sobre aqueles que adormeceram: “Da mesma forma, quando oramos por aqueles que adormeceram... oferecemos Cristo que morreu para apagar todos os pecados, e através dele nosso Deus misericordioso nos perdoará e a eles”.

São Cirilo diz: “Deus te dá a graça e cabe a você recebê-la e preservá-la”. Deus dá a graça gratuitamente, mas espera a resposta do homem, que tem plena liberdade para aceitá-la ou rejeitá-la. Nosso negócio, como crentes no poder da graça que recebemos no batismo, é viver e ser renovados e arrepender-nos para Deus, e desta forma preservamos o depósito, isto é, a graça.

Cirilo chama o sacramento da Santa Crisma de “a unção de Cristo”, pela qual os crentes recebem os dons do Espírito Santo. Ele diz: “Eis que fostes batizados em Cristo e revestidos de Cristo (Gálatas 3:27), e vocês se tornaram. conformado à imagem de Cristo, o Filho de Deus (Romanos 8:29). Vocês se tornaram Cristo ao receber o selo do Espírito Santo.” Depois ele continua, dizendo no mesmo sermão: “Com este unguento (crisma) você é ungido simbolicamente na sua testa e em todos os seus sentidos. No momento em que seu corpo for ungido com o óleo visível, sua alma será santificada pelo Espírito Santo que dá vida”. Finalmente, o nosso santo confirma que a Eucaristia completa a entrada na Igreja. Ele convida os baptizados a participar no verdadeiro corpo de Cristo e no seu verdadeiro sangue que lhes é disponibilizado na Missa. Ele diz a quem duvida deste facto: “Cristo. já havia anteriormente, nas bodas de Caná da Galiléia, transformado água em vinho por sua própria vontade. Não seria digno de acreditar quando transforma o vinho em seu sangue?

São Cirilo de Jerusalém transmite-nos a fé como uma vida a viver para alcançar a salvação. A educação, para ele, não deveria se limitar a falar e repetir num papagaio chato e ineficaz. Portanto, ele alerta seu ouvinte para o fato de que o batismo plantou nele a graça que ele deve regar seguindo o caminho reto e implementando os mandamentos e ensinamentos do Senhor. Podemos dizer que o seu conselho aos seus discípulos e a nós pessoalmente é o seu dizer, de forma concisa e suficiente: “Lembrai-vos das coisas que foram ditas, porque as dizemos, não só para que as ouçais, mas para que as guardeis. fé."

Veja o livro: Cirilo de Jerusalém – sua vida, seu artigo completo para quem busca o batismo, Segredos, na Internet

pt_BRPortuguese
Rolar para cima