Facebook
Twitter
Telegrama
Whatsapp
PDF
☦︎
☦︎

Comecei a falar em voz baixa, dizendo: Ó santo xeque, nestes dias fui tomado por um desejo intenso que acredito que Deus plantou em minha alma. Eu quero ser limpo. Vejo meu interior fervilhando de paixões e vejo meu coração como se fosse uma floresta selvagem abrigando muitas feras ferozes, e Satanás é um mestre que causa estragos como bem entende. Sim, quero libertar-me desta terrível condição, oferecendo-me completamente a Deus para que Ele a ilumine, para que se torne Sua. O demônio maligno a oprimiu muito. Quero ser purificado, mas não sei como conseguir isso. Ouça-me, Xeque, quero ser purificado, então guie-me para métodos eficazes, e estou pronto para aceitá-los e para implementar tudo o que você me diz, com obediência cega.

Comecei a falar em voz baixa, mas terminei em tom alto e choroso. Minhas últimas palavras devem ter atingido os ouvidos do xeque como um raio. Ele olhou para mim com muito amor, como o tipo de amor que só os monges sabem demonstrar, e deixou em mim a impressão de que eu não deveria me incomodar com essa ansiedade, pois é uma ansiedade abençoada.

Ele disse: É claro que o Espírito Santo está presente e trabalhando dentro de nós quando vivemos estas situações. Assim, começamos a avançar no caminho de ver Deus. Este é o primeiro lugar na forma de visualização. Se a visão completa da luz incriada é uma luz que acalma a alma e lhe inspira calma, então o arrependimento e o nosso sentimento de que estamos em estado de pecado é uma luz que acende a alma e a inflama. O arrependimento e o desejo de purificar a alma das paixões são a hora da graça divina. Somente ela, se residir em nós, nos torna capazes de sentir nosso isolamento, pois voltamos para Deus e nos esforçamos para estar unidos a Ele. É impossível que tais pensamentos passem pela nossa cabeça e que tenhamos esse desejo se a graça de Deus não viesse.

Ele é um guia sábio, experiente e compassivo. É verdade que ele é um homem abençoado pela graça de Deus. Ele é como um médico habilidoso que sabe como tranquilizá-lo e como espalhar a paz em você. Ele lhe dá um remédio calmante não para lhe proporcionar um conforto ofuscado pelo egoísmo, mas sim para que ele possa continuar com o tratamento até a operação é realizada e ele irá curar você. Ele continuou seu discurso e disse:

Depois de esclarecermos este ponto, terei que aconselhá-lo a seguir alguns métodos, ou melhor, apenas um método muito simples. Não espere que eu lhe atribua tarefas muito pesadas. Basta orar a Jesus: “Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, tem piedade de mim”, pois ele purificará as nossas almas.

Com esta oração quero dizer um clamor ininterrupto por ajuda elevado a Deus, nosso Salvador. Ao invocar Jesus e nos unirmos a ele, toda a nossa salvação é possível. Tudo o que precisamos fazer é invocá-Lo para nos curar e, se Ele vier, Ele nos curará. Clamamos como pacientes, e Ele vem em nosso socorro, como um médico amoroso, como quem caiu nas mãos dos ladrões. Devemos gritar por socorro, e o Bom Samaritano vem limpar nossas feridas e nos conduzir ao hotel, ou seja, ver a luz que acende todo o nosso ser. Quando Deus vem ao nosso coração, Ele derrota Satanás, repele-o e nos purifica da sujeira que o maligno criou em nós. Fica claro a partir disso que a vitória sobre Satanás é uma vitória para Cristo através de nós. Temos que fazer o aspecto humano, que é invocar Cristo. Quanto a ele, realiza o aspecto divino para derrotar Satanás e nos purificar.

Portanto, não deveríamos querer que o lado divino funcionasse e que Deus trabalhasse o lado humano. Devemos compreender bem isto, que é que fazemos oração no nosso lado humano enquanto Deus trabalha no lado divino, que é a salvação... e na verdade, cada tentativa feita pela igreja é divina e divina.

Facebook
Twitter
Telegrama
Whatsapp
PDF
pt_BRPortuguese
Rolar para cima