Consolador

Na Festa de Pentecostes celebramos a vinda do Espírito Santo sobre os discípulos. O Evangelho, especialmente João, chama o Espírito Santo de Consolador e Espírito da verdade. Isto explica grande parte da obra do Espírito Santo.

Jesus deixa os seus discípulos na Ascensão, mas antes disso promete-lhes que não os deixará órfãos, mas que lhes enviará “outro Consolador”. Quando Jesus estava com seus discípulos, ele os protegia do mundo. Mas agora é bom para nós que Ele vá e nos envie outro consolador e amparador, que é o Espírito Santo (João 14:16).

“No mundo teremos problemas”, porque se fôssemos do mundo, o mundo adoraria o que é igual e o que é semelhante a ele. Mas a verdade da fé e a natureza da vida do crente contradizem o espírito do mundo. O sacrifício e a crucificação de Jesus são testemunhas deste conflito entre a metodologia do mundo e a metodologia da fé. Jesus foi o mártir desta batalha e um exemplo para todo crente.

Não há dúvida de que este conflito é entre o inferior e o superior, entre o bem e o mal, entre a fé e o ateísmo, entre Deus e Satanás, entre os bons desejos do homem e os seus estranhos caprichos. Mas as cores, formas e arenas deste conflito mudam no tempo e no lugar. A questão para o crente não é tanto sobre a forma do conflito, mas sim sobre a presença do consolador, defensor e apoiador, num tempo em que Jesus não está fisicamente presente. Jesus, com seus discípulos, clamava em momentos de medo e angústia: “Tende bom ânimo, eu venci o mundo”. Esta é uma palavra muito reconfortante: o Mestre “venceu” e esta é a nossa vitória através dele.

O Espírito Santo é o próximo (último) Consolador depois que Jesus ascendeu aos céus. Ele toma o lugar de Jesus, ou torna Jesus presente entre nós como estava entre os seus discípulos. Assim como Jesus e o Pai são um, pelo Espírito Santo nós e Jesus nos tornamos um.

É o Espírito que nos fortalece e nos lembra de tudo o que Jesus disse (João 14:26) e assim torna mais próxima a nossa ligação com Jesus; Portanto, ele é o consolador que invocamos sempre.

O Espírito Santo é consolador porque é um defensor da verdade.Ele é o Espírito da verdade, que nos guia a toda a verdade (João 16:13). Ele é o oposto do pai da mentira (Satanás) e da testemunha dele e de suas obras no mundo (João 17:16). A base da consolação na luta do crente entre a luz e as trevas é que o crente esteja na luz e na verdade. Portanto, sabemos que não temos vitória senão através do Espírito da Verdade, este Consolador. “Sem mim nada podeis fazer”, segundo as palavras de Jesus. Agora, “sem o Espírito Santo, não podemos fazer nada de bom”. Porque o Espírito nos estabelece na verdade, e o Espírito nos conforta, e através do Espírito vem a nossa vitória sobre o mundo.

“Conheça a verdade e a verdade o libertará.” Estas palavras significam exatamente: “Onde está o Espírito de Deus, aí há liberdade”. Quem permanece na verdade será libertado do medo; De todo medo. Quem reside na justiça não tem mais medo da morte. Quem estabelece o Espírito com ele é libertado do medo do mundo e está confiante de que através do Espírito com Jesus vencerá o mundo.

Mas este Espírito Santo não pode ser recebido pelo mundo (João 14:17), porque é o Espírito da verdade. As trevas não aceitam a luz porque suas ações são repreendidas por elas. Quem não permanece na verdade e não se abstém de mentir, o Espírito não habitará com ele. O maior pecado da Igreja é a mentira, e a sua punição no Livro dos Atos (a morte de Safira e Ananias) foi uma prova do seu horror e da extensão do seu mal.

O pecado contra qualquer coisa é perdoado, exceto contra o Espírito Santo: “Quem blasfemar contra o Filho será perdoado, mas quem blasfemar contra o Espírito Santo não será perdoado.” Este versículo parece um enigma, mas a chave para compreendê-lo, como explica São Crisóstomo, é que o Espírito Santo é o espírito da verdade. É por isso que Jesus diz então aos fariseus, escribas e mestres: Se as pessoas comuns blasfemam contra o Filho e não reconhecem a divindade do Filho de Deus encarnado, e as pessoas não estão acostumadas com a encarnação de Deus, então este é um pecado que pode ser perdoado. Quanto a vocês que cumprem a lei e realmente perceberam o cumprimento das profecias e conheceram a divindade do Filho, sua blasfêmia agora não é mais um pecado por ignorância, mas sim um pecado por conhecimento, um pecado não contra o Filho de Deus, mas contra a verdade, e este pecado vem do amor ao mal e não do amor ao bem. A pessoa má não pede originalmente reconciliação e não espera perdão.

Quem reside na mentira é fraco, porque o Espírito Santo não reside com ele. Confie no Espírito. Superaremos todas as mentiras diante de nós. Com o Espírito, o espírito do mundo que não ama a verdade será derrotado. Com o Espírito, todas as máscaras cairão de todas as coisas. Na presença do Espírito não há hipocrisia, e quem está na verdade não se deixa enganar pelo engano. No espírito clamaremos para que o mundo vá embora e que a graça venha. No espírito, clamaremos enquanto estivermos no mundo: “Abba, Pai”, e esta é a nossa vitória: estamos no mundo, mas somos filhos de Deus.

Ó Rei Celestial, o Consolador, ó Espírito da Verdade, venha, habite em nós e purifique-nos de toda mentira imunda, e liberte-nos, ó Bom, de todo o medo de nossas almas.

Escrito por: Sua Eminência o Metropolita
Paulo Yazji

Além disso, “Al-Mu’azi”, citado no boletim da minha paróquia, nº 4, publicado no domingo, 28 de janeiro de 1996.

O Apóstolo João, o Teólogo, fala longamente sobre o Espírito Santo, descrevendo-o como o Consolador ou outro Consolador, e ligando a sua vinda com a partida de Jesus. A palavra consolador aqui significa em grego “apoiador” ou “consolador”, e a tradição ortodoxa decidiu usar o segundo significado. Vale a pena notar que esta expressão “consolador” não é encontrada na Bíblia, exceto nos escritos do teólogo João.

O Espírito Santo é o outro Consolador: “E eu pedirei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, que estará convosco para sempre” (João 14:16), porque o primeiro Consolador é o próprio Jesus Cristo. O mesmo escritor diz em sua primeira carta: “E, se alguém pecar, há um Advogado para nós junto ao Pai, que é Jesus Cristo, o Justo” (2:1). Este Espírito Consolador é enviado pelo Pai ao mundo, mas o Filho também envia o Espírito ao mundo. O versículo do Evangelho diz: “Mas o Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome” (João 14:26), e depois: “Quando vier o Consolador, que eu vos enviarei da parte do Pai” ( João 15:26). Está claro nestes versículos que o Pai e o Filho enviam o Espírito Santo ao mundo.

Se o envio do Espírito ao mundo ocorreu no tempo, então a emanação do Espírito vem eternamente do Pai. Jesus diz, segundo o testemunho do Evangelho de João: “O Espírito da verdade que procede do Pai dá testemunho de mim” (15,26).

O Consolador é também “o Espírito da verdade” (14:17) que guia a igreja para a verdade.Ele “ensina todas as coisas e faz com que vocês se lembrem de todas as coisas que eu lhes disse” (14:26). Este ensinamento é preservado pelo Espírito Santo na Igreja, e é o mesmo que o ensinamento de Jesus Cristo: “Quando Ele, isto é, o Espírito da verdade, vier, ele vos guiará a toda a verdade. não falará por si mesmo, mas falará o que ouve e vos anunciará o que acontecerá” (João 16:13). É ele quem glorificará Jesus e contará tudo o que ele fez: “Ele me glorificará, porque o tomará para mim e vo-lo anunciará” (João 16:14).

O Consolador não vem ao mundo a menos que Jesus se afaste dele: “Convém-vos que eu vá. Se eu não for, o Consolador não virá até vós. Mas quando eu for, vo-lo enviarei” (João 16:7). Isto significa que a vinda do Espírito Santo ao mundo está ligada ao mistério do plano divino que se realizou na cruz e na ressurreição, e não significa de forma alguma que Cristo deixou o mundo. É absolutamente incorreto dizer que o Antigo Testamento é a Era do Pai, e que o período da vida de Jesus na terra é a Era do Filho, e que após a ascensão de Jesus começou a Era do Espírito Santo. Esta divisão temporal é rejeitada pela Igreja, pois a Santíssima Trindade, o Pai, o Filho e o Espírito Santo, está sempre presente em cada obra de salvação desde a criação até a eternidade.

No Livro dos Atos dos Apóstolos encontramos uma tradução do que foi mencionado no Evangelho de João sobre o Consolador. Quantas vezes os escritores disseram que os discípulos não entenderam o que Cristo estava ensinando e não entenderam até depois da ressurreição? Esses mesmos discípulos que estavam com medo e se esconderam quando Cristo estava sendo julgado e torturado, após a vinda do Espírito Santo no dia de Pentecostes, declararam sua fé sem medo ou hesitação, pelo poder do Espírito Santo. Aqui Pedro diz sobre os judeus: “Quando Deus o exaltou (isto é, Cristo) com a sua destra, ele recebeu do Pai o Espírito Santo prometido e derramou dele, e isto é o que vocês veem e ouvem” (Atos 2:33).

Se a justificativa para a existência da igreja é chamar Jesus de Senhor, e se o apóstolo Paulo chama de santos os coríntios que, junto com todos, “em todo lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, seu Senhor nosso Senhor” ( 1 Coríntios 1:2).

Este chamado não pode ser cumprido senão pela ação do Espírito Santo, porque o próprio Apóstolo diz na mesma mensagem: “Ninguém pode dizer: ‘Jesus é Senhor’, exceto por inspiração do Espírito Santo” (12,3).

pt_BRPortuguese
Rolar para cima